Cine Galpão na Rua promove sessões nos bairros de Limoeiro


Projeto com incentivo do Funcultura promove filmes nacionais e grupos do Agreste



O município de Limoeiro, localizado no agreste setentrional de Pernambuco, distante 77 km da capital pernambucana, não tem salas de cinema. Diante desta carência, surgiu o projeto Cine Galpão na Rua e Cultura Popular, que leva sessões de audiovisual e apresentações de cultura popular para diversos bairros da cidade, com população aproximada de 65 mil habitantes. O projeto considera que “o cinema é um meio de comunicação social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias”. Depois de Serra da Braúna e Coqueiros, agora é a vez dos bairros João Ernesto e São Jorge receberem a tela do Cine Galpão neste sábado (31/8) e domingo (1º de setembro). A programação conta com filmes nacionais, seguidas de apresentações de cultura popular. As exibições acontecem sempre, às 19h, ao ar livre, com acesso gratuito. O projeto é realizado pelo Centro de Criação Galpão das Artes/ Pontinho de Cultura, com incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco.As exibições são executadas em DVD com projetor de alta definição e telão, de propriedade do Centro de Criação Galpão. Os filmes são selecionados para gerar interesse em pessoas de diversas faixas etárias, da criança ao idoso, que podem contextualizar os filmes com suas vidas, seus sonhos e suas possibilidades. Após os filmes, artistas e grupos de cultura popular do Agreste se apresentam, finalizando a programação. De acordo com o produtor do evento Fábio André, a interação entre as linguagens – audiovisual e cultura popular - amplia o alcance sócio-cultural da intervenção. Por isso, o projeto foi pensado prioritariamente para bairros onde há vulnerabilidade social, com objetivo de oportunizar o aproveitamento do espaço público como local de vivências coletivas e de promoção da auto-estima das comunidades. A intervenção cineclubista itinerante ainda passará até 30 de setembro pelos bairros Cohab Nova, Alto de São Sebastião, Centro da cidade/ Praça da Bandeira, Loteamento Santana, Rua da Barriguda e Loteamento Morada Nova. 

PROGRAMAÇÃO :


DIA 31 DE AGOSTO – SÁBADO ÀS 19 HORAS NA PRAÇA DO BAIRRO JOÃO ERNESTO: Exibição dos filmes – VIDA MARIA e A CANGA e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.

FILME : VIDA MARIA
Gênero: Animação Diretor: Márcio Ramos Duração: 9 min Ano: 2006 Formato: 35mm País: Brasil Local de Produção: CE Cor: Colorido Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. "VIDA MARIA" é um projeto premiado no "3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO", realizado pelo Governo do Estado do Ceará.


FILME : A CANGA

Gênero: Ficção Diretor: Marcus Vilar Elenco: Everaldo Pontes, W. J. Solha, Zezita Matos Duração: 12 min Ano: 2001 Formato: 35mm País: Brasil Local de Produção: Cor: Colorido Sinopse: No meio de uma lavoura seca, Ascenço Teixeira obriga a mulher, os filhos e a nora a colocar nos ombros uma canga de boi para trabalhar. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage. Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.

ESPETÁCULO: MANÉ GOSTOSO

Baseada na obra da escritora Elita Ferreira, da Editora Bagaço, a encenação conta com direção de Charlon Cabral e atuação de Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e do próprio Charlon Cabral. A história gira em torno de um dono de circo chamado seu Neco que, ao lado de sua esposa dona Lucrécia, promovia a alegria da criançada daquele lugar.A maior atração do circo era o Mané Gostoso que encantava mais que os palhaços do circo. Certa vez, um homem de aparência bizonha e bizarra rouba o Mané Gostoso. Seu Neco vai até a delegacia chorando de tanto desgosto pelo súbito desaparecimento. As crianças também tomam conhecimento e juntam-se ao delegado na busca do brinquedo.


DIA 01 DE SETEMBRO – DOMINGO ÀS 19 HORAS NO BAIRRO SÃO JORGE: Exibição dos filmes – VIDA MARIA e A CANGA e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação
Cine Galpão na Rua promove sessões nos bairros de Limoeiro Cine Galpão na Rua promove sessões nos bairros de Limoeiro Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 09:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.