Projeto OFICINA DE CONFECÇÃO MANÉ GOSTOSO – O FIO DA BRINCADEIRA

A infância deve ser lembrada pelo tempo de brincar. Outrora, no quintal de casa, na escola, no meio da rua, brincadeiras e brinquedos ganhavam diversas funções. Sabe-se que o tempo associado  às ofertas da tecnologia promoveram a diminuição do ato de brincar na infância. Brincar foi substituído pelo jogar eletronicamente de forma compulsiva e individualista. Desta forma, os brinquedos populares foram desaparecendo da feira, do meio de rua e do quintal da casa. E com isso, desaparece também o hábito de construir, de montar e criar o seu próprio brinquedo e brincavam com ele.
Brincar é um direito que foi garantido por lei no final da década de 1950, na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, documento elaborado pela UNICEF/ONU. Diz o princípio VII - Direito à educação gratuita e ao lazer infantil: “(...) A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.” Acredita-se que hoje o espaço escola seja o mais fiel e autêntico para difundir o escoamento da prática e confecção do brinquedo popular símbolo da infância que é o Mané Gostoso. Contudo, educadores atualmente inovam suas práticas de sala de aula com diversos projetos educacionais. E se apropriando do elo entre o artesão e a pedagogia do brincar celebraríamos uma aliança entre educação e cultura perpetuando a garantia da tradição do brinquedo – símbolo da infância, o Mané Gostoso.

Qual o objetivo do projeto e contempla que público ?
Promover condições essenciais para o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras do brinquedo popular Mané gostoso,através de sua proteção, difusão e manutenção dirigida ao único artesão limoeirense que produz o tradicional invento infantil , que também é um produto  artesanal.

QUANTIDADE: 25 ( vinte e cinco ) educadores
PÚBLICO-ALVO:  Vinte e cinco – 25 - educadores de Limoeiro, considerando entre eles oito educadores da rede municipal, oito educadores da rede estadual, cinco educadores sociais dos programas sociais -  e quatro vagas para associações comunitárias deste município.
Projeto OFICINA DE CONFECÇÃO MANÉ GOSTOSO – O FIO DA BRINCADEIRA Projeto OFICINA DE CONFECÇÃO MANÉ GOSTOSO – O FIO DA BRINCADEIRA Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 12:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.