sábado, 28 de junho de 2014

Primeira visita ao Centro de Criação Galpão das Artes  | Intercâmbio Proscênio - 2ª etapa.


No último dia 14 de junho, o Grupo Proscênio de Teatro fez sua primeira visita ao novo espaço do Centro de Criação Galpão das Artes, que é o Grupo convidado para a segunda etapa do Projeto Intercâmbio Proscênio, do SESC LER Surubim. O projeto consiste em ações artísticas à partir de trocas e difusão dos trabalhos dos grupos participantes,        assim como a valorização do teatro na escola, incentivando a produção e apreciação da arte em todos os ambientes.O Centro de Criação Galpão das Artes - Limoeiro, é um dos grupos de referência do teatro produzido no interior do estado, e mantém sede própria com ações de ensaios e apresentações de espetáculos do núcleo de atores, assim como abre o espaço para parcerias com outros projetos independentes, de formação artística e apresentações artísticas de Grupos de todo Brasil.Em 2013, todo acervo (museu de brinquedos, quadros, cenários, filmes, livros, troféus, etc.) teve de ser transferido para outro espaço, devido à desocupação do prédio sede do Grupo até o atual momento. Em 2014, o Centro de Criação apresenta seu novo espaço ao público dentro da programação do projeto Intercâmbio Proscênio.O Grupo Proscênio de Teatro, junto ao                              Galpão das Artes durante o mês de julho, estarão em processo de troca de experiências à partir dos elementos regionais presente nos trabalhos dos dois grupos.O projeto culmina em agosto, com uma programação com a essência do trabalho proposto pelos dois Grupos.Em anexo, fotos do primeiro encontro. O Grupo Proscênio visitou o novo espaço do Galpão das Artes em Limoeiro, e dialogou sobre seus trabalhos, a história dos Grupos e do movimento teatral em suas cidades. Os atores ainda arriscaram tocar uma música juntos, sem ensaio.Créditos das fotografias: Danilo Leal e Thalita Rodrigues.


André Chaves 

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Grupo Proscênio iniciou intercâmbio com o Centro de Criação Galpão das Artes no último sábado ( 14 de junho )

O Grupo Proscênio de Teatro, do Sesc Ler Surubim, dá seguimento às suas atividades formativas com o Projeto Intercâmbio Proscênio. O objetivo é realizar trocas ações formativas com grupos que tenham um trabalho direcionado para a pesquisa e formação do ator e para a arte-educação. Para isso, serão feitas visitas aos grupos, onde as experiências de formas de trabalho serão trocadas através de ações como oficinas, palestras, aulas, experimentos, debates, espetáculos etc.
Grupo Proscênio – Formado em 2006, o grupo vem desenvolvendo trabalhos de montagens, pesquisas e ações formativas na região. Em 2012 passou por uma reforma na direção e elenco, contando com 8 alunos de escolas públicas e comunidades periféricas da cidade. Em seu repertório conta com 5 espetáculos, sendo Passaredo .












sábado, 7 de junho de 2014

ARTEPE REUNIU-SE NA FACAL




No último sábado dia 31 de maio o auditório da FACAL foi palco para encontro de produtores culturais filiados a  ARTEPE. Reunindo do sertão ao litoral representantes da cultura pernambucana. A Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco foi fundada anos atrás aqui em Limoeiro nas dependências do então Centro de Criação Galpão das Artes. A entidade que atualmente possui sede na rua do Riachuelo, em Recife, no centro, possui aproximadamente 20 ( vinte ) grupos teatrais filiados que vão desde Serra Talhada, no sertão, e se estendendo até o litoral em Recife. Seu atual presidente é Feliciano Félix que é também sócio fundador. Os presidentes que já passaram pela casa foram Izaltino Caetano e Clébio Marques. Na ocasião, os presentes relataram suas ações culturais de caráter de intervenção em comunidades e outros espaços.