terça-feira, 29 de julho de 2014

O QUE PENSA Edivane Bactista SOBRE O GALPÃO DAS ARTES ?

O Ponto de Memória Galpão das Artes é um exemplo de que é possível ser artista em qualquer lugar do mundo! Imaginem produzir cultura fora dos grandes centros e ganhar o mundo! Assim, o Galpão das Artes, localizado em Limoeiro, firmou-se em Pernambuco; representando a nossa família de artistas em Portugal e viajando por todo o Brasil. São 14 anos, promovendo a cultura e educação para todas as classes sociais. Gratidão por vocês não desistirem de realizar o sonho de muitos artistas do agreste pernambucano! Evoé!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O QUE PENSAM SOBRE O GALPÃO DAS ARTES


O QUE PENSA PRAZERES BARBOSA SOBRE O GALPÃO DAS ARTES ?

Nos conhecemos no ano de 1987 em uma formação sobre o carnaval numa promoção da Secretaria de Educação do Estado. E lá mesmo trocamos nossas alianças.Em 1999 mais precisamente em dezembro Prazeres Barbosa veio inaugurar o espaço que tem um camarim com seu nome.A gestão atual foi a que formalizou legalmente o convênio de repasse do recurso na forma de subvenção mensalmente que custeia exclusivamente o aluguel.Prazeres Barbosa não é AMIGA de Fábio André.Prazeres é ANJO DA GUARDA 2 de Fábio André.Não é mãe porque é MÃE de muitos teatreiros de mundo a fora.O Centro de Criação Galpão das Artes existe há 15 anos.Ou seja, está debutando em 2014. Em rápidas palavras :CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES

O QUE PENSA LEIDSON FERRAZ SOBRE O GALPÃO DAS ARTES ?
O Centro de Produção Cultural Galpão das Artes é, sem dúvida, um dos mais importantes núcleos irradiadores de Cultura no interior de Pernambuco! Lembro que conheci essa turma na peça A Inconveniência de Ter Coragem, e o cuidado com o trabalho do ator – numa composição pautada no mamulengo – já me chamou a atenção. Com o tempo, fui vendo que, para além das suas próprias apresentações teatrais, eles fomentavam a ida de outros espetáculos a Limoeiro, geravam oficinas, debates, circulavam pelos mais distintos lugares, ganhavam prêmios e ousavam cumprir temporadas vitoriosas no Recife. São realmente disseminadores da Cultura, com olhar voltado, inclusive, para a infância (com seus singelos quintais e brinquedos populares que não podem ser esquecidos). Dá orgulho saber que eles não param, ainda que diante de uma série de empecilhos. Nem mesmo a perda de seu espaço os fez desistir... E quando visito Limoeiro, deparo-me com um novo centro de produção cultural, preparando-se para novas aventuras. Porque elas virão, tenho certeza!

O QUE PENSA FÁTIMA BARROS SOBRE O GALPÃO DAS ARTES ?
Feliz! Foi assim que recebi do meu amigo Fábio André a agradável notícia da reabertura do Galpão das Artes. A tristeza que me acometia todas as vezes que passava em frente ao prédio do antigo Galpão, dará lugar a uma alegria que já sinto ao passar em frente ao novo Galpão. A tristeza que sentia ao passar naquele antigo endereço era materializada naquele prédio agora frio e sem vida, naquelas duas plantas na frente agora secas, não apenas por falta de água, mas por falta da alegria contagiante dos meninos do Galpão, naquele banco vazio, com certeza sentindo falta de ser testemunha de tantas conversas, de tantos segredos... Estamos na época da Páscoa e Páscoa é tempo de mudança, vida nova, ressurreição...Como cidadã limoeirense, amante do teatro da cultura espero com ansiedade e alegria a reabertura do nosso Galpão das Artes para que o povo de Limoeiro e região possam ter de volta momentos de arte, cultura e lazer.

O QUE PENSA ROSEJARA RAMOS SOBRE O GALPÃO DAS ARTES ?
Alternativas inovadoras que contribuam para inclusão social , geração de emprego e renda , potencialização dos bens culturais e patrimoniais é promoção de um meio de vida sustentável . Isso,  o Pontinho de Cultura Galpão das ,tem realizado com maestria e tem possibilitado vários momentos que comprovam a sua Sustentabilidade. Aliás , sustentabilidade tem sido a palavra mais presente no dia a dia das pessoas , pois significa SOBREVIVÊNCIA COM QUALIDADE E ECONOMIA. Apresentação de espetáculos teatrais , oficinas de teatro , exposição de artesanato local , centro gastronômico  e agora , a utilização do espaço para realização de atividades recreativas para crianças , com proposta ousada de resgate aos brinquedos artesanais e o "tamborete da leitura" , só comprova o grande empreendedorismo inteligente , criativo e dinâmico , pois tudo acontece num movimento sincronizado , sem repetições, espaço que se adapta aos projetos que são executados , dentro de um cenário simples , belo e maravilhoso .

Ariano Suassuna muda de plano

A cultura brasileira perdeu um dos seus mais apaixonados e apaixonantes militantes. Ariano Suassuna dedicou sua vida a exaltar seu grande amor: o Brasil. Sempre que as futuras gerações quiserem conhecer o que de mais profundo e talentoso gerou nosso país, terão na obra de Suassuna o mais fiel dos meios. Com essa nota de pesar a ministra da Cultura Marta Suplicy reverenciou o filho brasileiro mais ilustre de todos os tempo. O mestre e cidadão do mundo também colecionava o título de cidadão limoeirense, atribuído pelo então ex-vereador Heráclio Antônio, Laquinho. Sua obra ficou aqui em Limoeiro e região conhecida através de montagens como O Caso do Novilho Furtado e a Inconveniência de Ter Coragem, tendo a última cruzado o Atlântico ( Portugal ) e temporadas nas principais capitais brasileiras. Jadenilson Gomes e Tarcísio Queiroz ( Galpão das Artes ) ganharam vários  prêmios de melhores atores nos expressivos  festivais de teatro pelo Brasil a fora. Ariano Suassuna não morreu.  Apenas mudou de plano.

terça-feira, 22 de julho de 2014

UM OLHAR LÚDICO SOBRE O QUINTAL EM GOIANA‏

Nos dias  22 de julho,( terça-feira ) e  23 ( quarta-feira )  realizou-se  mais uma oficina ministrada por Charlon Cabral e apoio de Tarcísio Queiroz denominada UM OLHAR LÚDICO SOBRE O QUINTAL no SESC DE GOIANA destinado aos educadores daquela unidade. A respectiva oficina recentemente foi tema da disciplina de metodologia científica na FACAL e de vários prêmios, como: FUNCULTURA, BANCO DO NORDESTE e MINISTÉRIO DA CULTURA. O articulador da ação é o gerente do SESC de Goiana o ator Taveira Júnior.


AS ROUPAS DO REI NO SHOPPING TACARUNA‏


SHOPPING TACARUNA RECEBE AS ROUPAS DO REI

O Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco chega à 11ª edição encantando e divertindo espectadores de todo o estado. Neste ano, a magia do teatro invadiu a cidade logo após o fim da Copa do Mundo, no mês de julho. Os dois polos de atrações contaram com várias apresentações. Os polos foram o Tacaruna (localizado no shopping de mesmo nome), e o polo Teatros. Ao todo, 54 espetáculos devem ser apresentados na cidade.
Confira a programação no Shopping Tacaruna (sempre às 19h):
As roupas do rei aconteceram nos dias do 17 e 18 de julho

INTERCÂMBIO CONTINUA ENTRE PROSCÊNIO E GALPÃO

 Local : ACIL - Associação Comercial e Industrial de Limoeiro
Dia : 12 de julho ( sábado )
Promoção: SESC LER de Surubim
Articulador : André Chaves
Fotos de :
Danilo Leal Thalita Rodrigues

terça-feira, 15 de julho de 2014

O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO‏


Agenda do Centro de Criação Galpão das Artes :

Edna Alves , brinquedista, contadora de história, estudante de pedagogia ( FACAL ) e Rosa Amélya, educadora dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Limoeiro e estudante de pedagogia ( FACAL ) estarão aplicando oficina de brinquedos populares para arte-educadores no SESC de Goiana ( Taveira Junior ) dias 15 e 16 ( terça-feira e quarta-feira ) de julho nos dois turnos.respectivamente .






segunda-feira, 14 de julho de 2014

Festival de Teatro para Crianças é opção para as férias


As apresentações diárias vão até o dia 3 de agosto, às 19h, no Shopping Tacaruna, bem como exibições de espetáculos de diversos gêneros nos teatros da cidade aos finais de semana entre os dias 19 de julho e 3 de agosto, sempre às 16h30. No total, são 54 espetáculos. Dias 17 e 18 no Tacaruna às 19 h tem As Roupas do Rei pelo Centro de Criação Galpão Das Artes.
Sobre As Roupas do Rei



A direção do espetáculo tem a mão segura do cabense Luiz Navarro e o texto da premiada dramaturga paulista Cláudia Vasconcellos. No palco, os limoeirenses dividem a cena com Jadenilson Gomes, Charlon Cabral, Tarcísio Queiroz, Lucas Dias , Gaby Salles e os músicos Rodolfo Vieira e Aldemir Freire.
Eis a história de um menino que, na correria da grande cidade, se detém para observar uma cena prosaica: uma mulher estendendo roupas exóticas e coloridas num varal. Roupas de um outro tempo, pertencentes a um Rei nada convencional que gosta de comer pastel e andar de skate. Todos os episódios da vida deste soberano são, então, encenados por bonecos num palquinho que se descortina no meio do varal e fazem despertar no garoto uma questão inquietante: “Será que eu também sou Rei?”. Afinal, todo menino também pode se considerar um Rei…

quarta-feira, 9 de julho de 2014

2º Momento do Intercâmbio Grupo Proscênio e Galpão das Artes

Com iniciativa do SESC Surubim coletivos Proscênio e Centro de Criação Galpão das Artes realizam o segundo diálogo , sendo agora na sede da terra de Capiba. No círculo, entre as atividades, a vivencia permitiu uma leitura deRomeu Julieta, no formato de literatura de cordel. Segundo Charlon Cabral que postou nas redes sociais assim “ Vem novidades logo logo “ e que também o próximo encontro se dará dia 12 de julho, próximo sábado em Limoeiro, na sede do Galpão das Artes .
fotografias: Danilo Leal, Thalita Rodrigues e João Carlos.

JORNAL VIVER NOTÍCIAS REFERENDA INTERCÂMBIO