LEIDSON FERRAZ LANÇA DOIS LIVROS NO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES

Leidson Ferraz faz lançamento dos livros “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010)” e “Teatro Para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX (Volume 01)” em Limoeiro no Centro de Criação Galpão das Artes

O jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz preparou o livro “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010)” com o incentivo do Funcultura e a parceria cultural do SESC Pernambuco. Misto de gibi e álbum de figurinhas bastante colorido, o livro faz um registro da produção de espetáculos para crianças de 2000 a 2010 (onze capítulos distintos, um por ano) em todo o estado de Pernambuco, catalogando mais de 600 produções entre profissionais, amadoras ou estudantis, incluindo de Limoeiro. Numa diagramação que valoriza a porção lúdica da criança, concebida pela designer Claudio Lira, a inspiração foi compilar textos curtos de abertura em cada capítulo – como uma revista em quadrinhos – sobre vários acontecimentos ligados ao teatro e os espaços por ele utilizados, citando estreias e temporadas das montagens abordadas na imprensa ou o universo cultural que ronda a criança e a política cultural como um todo. “O objetivo é propor uma retrospectiva sobre o que aconteceu a cada ano, sempre em referência ao teatro feito para crianças, mas não somente”, diz o autor Leidson Ferraz. “Cada um dos onze capítulos encerra com a lista de montagens apresentadas naquele ano (2000, por ser o ano de estreia dos registros no livro, traz também as montagens que fizeram pelo menos uma apresentação naquele ano, mesmo que estreadas antes), com descrição detalhada das fichas técnicas completas, com milhares de artistas participantes (intérpretes e técnicos criadores), indicação do local de origem da peça, cidades visitadas e prêmios ganhos. Isso de todo o estado! Material inédito mesmo!”, complementa Ferraz. A Gráfica Santa Marta cuidou da impressão com esmero.

Já o livro “Teatro Para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX (Volume 01)”, que também conta com o incentivo do Funcultura e a parceria cultural do SESC Pernambuco, é fruto de pesquisa lançada originalmente em DVD em 2013 e faz um mapeamento histórico, recheado de fotos raras de peças, programas de espetáculos, personalidades ligadas ao universo cênico e anúncios publicitários, além de trechos de críticas e matérias jornalísticas das produções teatrais para crianças no Recife desde 1939, ano em que uma primeira montagem feita por e para crianças ocupou o Teatro de Santa Isabel em temporada (Branca de Neve e os 7 Anões, pelo Grêmio Cênico Espinheirense, em 5 de março daquele ano, com o lançamento das matinais infantis dominicais), com projeto pensado pelo teatrólogo Valdemar de Oliveira que transformou as opções culturais da meninada. Passeando pela produção do gênero infantojuvenil nos anos 1940, 1950, 1960 até final dos anos 1970, o livro traça um painel deste segmento tanto na produção amadora quanto profissional, abordando polêmicas, repertórios, festivais, artistas e técnicos e projetos os mais diversos voltados à infância e juventude no Recife. Com um total de 216 páginas, a obra conta com design de Claudio Lira (bem colorido) e orelha escrita pelo dramaturgo e diretor Luiz Felipe Botelho, o primeiro diretor profissional com quem Leidson Ferraz trabalhou como ator, na peça “Memórias da Emília”, em 1995, adaptada da obra de Monteiro Lobato. A impressão do livro é da Gráfica Santa Marta. O Volume 02 ainda busca incentivo para poder ser publicado.

Leidson Ferraz é organizador da coleção “Memórias da Cena Pernambucana”, em quatro volumes, e do livro “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010)”, além da pesquisa “Um Teatro Quase Esquecido – Painel das Décadas de 1930 e 1940 no Recife”. Atualmente prepara o projeto de salvaguarda de programas teatrais, “Teatro Tem Programa!”, com mais de 750 deles já catalogados. Jornalista formado pela Unicap, atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, cada vez mais envolvido com a história do teatro pernambucano. O lançamento será dia 20 de novembro, domingo, às 17 horas no Centro de Criação Galpão das Artes, localizado a rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, em Limoeiro, agreste setentrional de Pernambuco, localizado a 77 km do Recife.

LEIDSON FERRAZ LANÇA DOIS LIVROS NO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES LEIDSON FERRAZ LANÇA DOIS LIVROS NO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 05:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.