quarta-feira, 22 de junho de 2016

PARCERIA PARA O FORTALECIMENTO DO ARTESANATO NO PONTO DE MEMÓRIA GALPÃO DAS ARTES

A diversidade cultural e natural pernambucana é retratada pela arte e pelo artesanato: flora, fauna, danças, religiosidade, questões étnicas, folclóricas ou as marcas da cultura econômica de cada região deste estado , ressaltando a identidade do seu povo. Embora sua definição ainda gere controvérsias, independente da matéria-prima utilizada – natural, reciclada ou industrializada – e da técnica empregada, o produto artesanal é fruto da criatividade do artista-artesão e da influência do seu meio.
A variedade de produtos apresentados contempla inúmeras técnicas e segmentos, influenciados pela vocação artesanal e artística local e pela disponibilidade de matéria prima de cada região, que vai de sementes, fibras, cerâmica, madeira, couro, passando por diversos outros materiais tradicionais - como pedrarias, fios, metais, tecido; até inusitados e alternativos - pet, ferragens, pvc, papel, entre outros.

        Pensando assim, o Centro de Criação Galpão das Artes acolhe a partir deste sábado , 18 de junho, às 14:30 horas ( aula inaugural ) a Oficina de Confecção de Brinquedos inserido no projeto aprovado pelo FUNCULTURA / Governo do Estado de Pernambuco nomeado comoFortalecimento da Cultura Regional Através do Artesanato desenhado pela produtora cultural Ceça Santos, com carga horária de 30 horas aulas. A oficineira será a brinquedista e contadora de história Edna Alves, que contará com diversos convidados ( artesãos, professores e artistas ) no transcurso da execução da oficina. A oficina será gratuita e contempla 25 participantes.

A realização deste projeto tem o intuito de criar as condições a partir das técnicas de utilização de pigmentos naturais, fibras naturais, bambu, barro, madeira, tecido cru, vidro e outros recursos existentes em cada região. A ideia é instrumentar e estimular os participantes a buscarem novas linguagens produtivas gerando como consequência o aprendizado de formas próprias do fazer com a utilização da matéria prima local resultando na criação de produtos originais com identidade local, afirma a produtora cultural Ceça Santos, autora do projeto e integrante da Associação de Mulheres Guerreiras de Camaragibe

terça-feira, 7 de junho de 2016

PROGRAMAÇÃO TEATRAL PARA O PRÓXIMO FINAL DE SEMANA É NO GALPÃO DAS ARTES EM LIMOEIRO - DOIS ESPETÁCULOS PARA CRIANÇADA SOBEM O PALCO

                 Você já pensou em intensificar a ida seus filhos ao teatro? Essa atividade cultural estimula a imaginação, trabalha a concentração e a capacidade de compreensão dos pequenos. Além de ser um ótimo passeio para a família, você ainda pode trabalhar regras de convívio social e fazer desse momento de lazer uma excelente oportunidade de aprendizado!
Ao frequentar esses eventos você perceberá que seu filho será estimulado a permanecer no local, pois a presença de outras crianças e o enredo atrativo da peça farão com que ele queira ficar e aprender.
Antes de ir ao teatro, vale checar o horário correto do início da peça e também procurar saber um pouco sobre o enredo dela. Algumas histórias possuem uma moral e personagens inspiradores, por isso procure conversar com seu filho após o espetáculo para entender o que ele absorveu, o que o senso crítico dele avaliou e vá conversando para reforçar aspectos que você considerou relevantes.
Assim sendo, no próximo final de semana tem uma programação muito especial no Centro de Criação Galpão das Artes para os pais levarem suas crianças. Atenção para a agenda:

11 / 06 ( Sábado )DONA MOCINHA E SUAS HISTÓRIAS às 17:30 horas  / A apresentação que tem duração de 60 minutos e a história tece sobre  uma andarilha que coleciona contos em suas andanças e sai por ai contando-os a quem encontra. Pelo vaivém da vida, ela chega com sua mala, monta seu picadeiro, convida a roda pra “rodar” histórias de tempos antigos.

12 / 06 ( Domingo )HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS às 10:30 horas  /  Com a intensidade poética do texto que os atores Gléicio Kebson e Charlon Cabral dividem a cena no palco contando uma história de lencinhos com música e encantamento.

Os ingressos custam o valor promocional de R$ 15,00 e podem ser adquiridos no próprio Centro de Criação Galpão das Artes, à rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, no centro de Limoeiro, agreste pernambucano.a