O PERU DO CÃO COXO DO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES

A Caixa da Poesia no Museu do Cais do sertão em Recife recebe a pré-estreia dia 21 de outubro, às 15:30 horas do espetáculo limoeirense O Peru do Cão Coxo. O texto de Ariano Suassuna, direção de Charlon Cabral e produção do Centro de Criação Galpão das Artes.
 
SINOPSE
O espetáculo descortina a preguiça em um picadeiro de intrigas no sertão de Taperoá. Na farsa, o poeta Joaquim Simão  e  Nevinha,  sua  esposa,  são alvos dos trapaceiros Aderaldo Catacão  e  Clarabela, sem esquecer ainda a algoz Andreza.  A pseudo intelectual, Clarabela,  tem  um disfarçado  interesse  pela  poesia  de  Joaquim Simão  e  por  este  um escrachado desejo amoroso,  da  mesma  forma  que Aderaldo  investe também um escancarado caso amoroso por Nevinha. Sem sucesso nas investidas do coração, o ganancioso casal de ricos  acaba por ser ludibriado pela dupla formada por Cão Coxo e Cão Caolho que perde tudo que possui, inclusive o danado do peru.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO
Respeitável público! Hoje tem espetáculo?
A resposta mais evidente que teríamos é: Tem sim, senhor!
E sem dúvida é nossa resposta.
Decifrar nossa brasilidade através do universo popular e erudito do Mestre Ariano Suassuna, nos deixa bastante esperançosos diante das ausências e negligências artísticas do momento. Como mestres de cerimônia de inúmeros circos esquecidos e espalhados por esse mundo de lona estrelada, ensolarada e também furada, trazemos a dramaturgia de Suassuna, mais precisamente “O Peru do Cão Coxo” da obra A Farsa da Boa Preguiça, para tornar-se o cerne de nosso mais profundo imaginário circense. Encontra-se representado por uma dramaturgia que nos reconecta com nossa dimensão popular nordestina, fez-nos erguer nossa lona decorada de “verdade” com bastante segurança artística. Daí em diante foi um salto para que o nosso picadeiro fosse montado. Comprometidos com a alegria circense, com a vibração e sotaque popular, com a sonoridade e a cor do nosso povo, estão eles, os intérpretes (artistas), prontos e ansiosos para estarem no centro do picadeiro dando corpo e vida ao nosso imaginário real.

ELENCO :
Jadenilson Gomes, Charlon Cabral, Lucas Dias, Gaby Salles, Dvson Alves, Márcia Cabral, Gléicio Cabral, Thiago Freitas
Direção do espetáculo: Charlon Cabral
PRODUÇÃO: Centro de Criação Galpão das Artes - Limoeiro / PE
Direção de Arte:  Thiago Freitas
Costureiros: Sivaldo Moura, Wellington Pereira e Gléicio Cabral
CRIAÇÃO DE CENÁRIO : Charlon Cabral

HISTÓRICO DO GALPÃO DAS ARTES :

O Centro de Criação Galpão das Artes que fica localizado à rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, Limoeiro – Pernambuco, no agreste setentrional. A instituição existe há 17 ( dezessete ) anos e traz no seu currículo duas montagens teatrais de autoria de Ariano Suassuna, como: O Caso do Novilho Furtado e A Inconveniência de Ter Coragem . Esta última montagem além de ter percorrido as regiões norte, nordeste e sudeste do país chegou a cruzar o Atlântico aportando na Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente, possui em seu repertório o espetáculo Histórias de Lenços e Ventos ( Ilo Krugli ) e uma série de contações de histórias dedicadas à infância e as ações do Ponto de Memória que concentra atividades com brinquedos populares tradicionais.
Na verdade, o Galpão das Artes como é conhecido surge da inexistência de um espaço planejado ao exercício das artes cênicas no ano de 2000. O referente espaço possui um  teatro com capacidade para 100 (cem) espectadores e 10 (dez)  atores .
O PERU DO CÃO COXO DO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES O PERU DO CÃO COXO DO CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES Reviewed by Centro de Criação Galpão das Artes on 13:05 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.