sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular despede-se neste domingo ( 29 ) na Praça da Bandeira


             Garantir o acesso gratuito às produções culturais é nada menos do que realçar o que a constituinte prever. Portanto, este acesso previsto endoça a importância do lazer, da higiene mental e sociologicamente refere-se ao direito de vivermos em grupo fazendo cultura. Nossa gente nordestina e em especial pernambucana precisa de oportunidades sempre que reúnam linguagens culturais em um só momento. Consciente disto, que o Centro de Criação Galpão das Artes planejou e aprovou junto ao funcultura o projeto de nome Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular. Uma iniciativa que mescla música, teatro , cinema e por fim roda de diálogo discutindo tais linguagens e seus sentidos.

Diante da carência que os interiores possuem, implementou-se o projeto Cine Galpão na Rua e Cultura Popular, que leva sessões de audiovisual e apresentações de cultura popular para diversos bairros da cidade, com população aproximada de 55 mil habitantes. O projeto considera que “o cinema é um meio de comunicação social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias”. As exibições são executadas em DVD com projetor de alta definição e telão, afirma o coordenador do Centro de Criação Galpão das Artes, Fábio André. Os filmes são selecionados para gerar interesse em pessoas de diversas faixas etárias, da criança ao idoso, que podem contextualizar os filmes com suas vidas, seus sonhos e suas possibilidades. Após os filmes, artistas e grupos de cultura popular do Agreste pernambucano se apresentam, finalizando a programação.  De acordo com o produtor do evento Fábio André, a interação entre as linguagens – audiovisual e cultura popular - amplia o alcance sócio-cultural da intervenção. Por isso, o projeto foi pensado prioritariamente para bairros onde há vulnerabilidade social, com objetivo de oportunizar o aproveitamento do espaço público como local de vivências coletivas e de promoção da auto-estima das comunidades. As localidades visitadas foram Morro da Braúna, Coqueiros, Bairro João Ernesto, Bairro São Jorge, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Congal, Loteamento Santana e Loteamento Morada Nova. A intervenção cineclubista itinerante sempre acontece às 19:30 horas dia 28 de setembro, no sábado na praça da biblioteca do SESI e no domingo dia 29, na praça da Bandeira . Nestes dois lugares teremos a apresentação do espetáculo Mané Gostoso, dirigido por Charlon Cabral e as exibições dos filmes Terra de Gigante , da diretora  e jornalista Ana Paula e outro é Vida Maria do diretor Márcio Ramos. Para realização do projeto o Centro de Criação Galpão das Artes contou com o patrocínio do funcultura, Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco, além do incentivo da Prefeitura de Limoeiro.

domingo, 22 de setembro de 2013

SEXTA SESSÃO DO CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR‏


LOCAL : Bairro da CONGAL 
DIA: 15/09/2013 -Domingo
HORÁRIO: 19:30 H
PROGRAMAÇÃO :
Exibição dos filmes – VIDA MARIA e A CANGA e logo após , concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.
ATRAÇÃO CULTURAL: MANO DE BAÉ
CURADOR DO PROJETO: Tarcísio Queiroz
MEDIADOR: Jadenilson Gomes
TÉCNICO: Charlon Cabral
PRODUÇÃO GERAL: Fábio André
Montagem de equipamento : Jaime Salvador, Rony e César Augusto
REGISTRO FOTOGRÁFICO: João Carlos
PÚBLICO PRESENTE: 113 espectadores

QUINTA SESSÃO DO CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR‏

LOCAL : Bairro Nossa Senhora de Fátima
DIA: 14/09/2013 - Sábado
HORÁRIO: 19:30 H
Observação importante : Praticamente está foi a primeira sessão que conseguimos realizar plenamente no meio da rua sem os impedimentos das condições climáticas, leia-se sem chuva.
PROGRAMAÇÃO :
Exibição dos filmes – VIDA MARIA e A CANGA e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.
CURADOR DO PROJETO: Tarcísio Queiroz
MEDIADOR: Jadenilson Gomes
TÉCNICO: Charlon Cabral
PRODUÇÃO GERAL: Fábio André
Montagem de equipamento : Jaime Salvador, Rony e César Augusto
REGISTRO FOTOGRÁFICO: João Carlos
PÚBLICO PRESENTE: 103 espectadores

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Janeiro de Grandes Espetáculos divulga lista dos primeiros selecionados


Evento acontece de 8 a 26 de janeiro de 2014 no Recife, Olinda, Caruaru e Arcoverde

O Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco divulgou a lista das montagens locais selecionadas para a 20º edição do evento, que acontece de 8 a 26 de janeiro de 2014, no Recife, Olinda, Caruaru e Arcoverde. No dia 23 de setembro sai a grade de espetáculos que vão estrear no festival.
Confira os primeiros selecionados:

Categoria Teatro para infância e juventude
As Roupas do Rei (Centro de Criação Galpão das Artes - Limoeiro)
De Íris ao Arco-Íris (Produtores Independentes - Recife)
Le Petit: Grandezas do Ser (Companhia Circo Godot de Teatro – Recife/Itália)
O Circo de Lampezão e Maria Botina (Caravana Tapioca - Recife)
O Menino da Gaiola (Bureau de Cultura - Recife)
Salada Mista (Cia. 2 Em Cena de Teatro, Circo e Dança - Recife)
Comissão de seleção: Anamaria Sobral, Carla Valença, Edivane Bactista, Luciano Pontes e Antônio Rodrigues

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

As Roupas do Rei no Festival Aldeia Yapoatan movimenta Jaboatão dos Guararapes

Segunda edição do projeto acontece de 13 a 22 de setembro e traz uma programação cultural diversificada em 13 pólos.


O Sesc Piedade realiza de 13 a 22 de setembro a segunda edição da Aldeia Yapoatan - Mostra de Artes em Jaboatão dos Guararapes. O projeto é um chamado para a população desfrutar diversas linguagens artísticas como apresentações e oficinas de teatro, dança, música, cinema, literatura, circo e artesanato. Serão 13 pólos distribuídos pela cidade, cerca de 60 grupos envolvidos em 10 dias de festa ininterruptos. A programação conta com espetáculos locais, nacionais, grupos de música, circo, cultura popular, e um encontro entre rainhas do Maracatu.
A abertura acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, com um cortejo pelas ruas de Jaboatão Centro, partindo da Igreja de Santo Amaro em direção à Praça Nossa Senhora do Rosário, onde estará o Polo Teatro Sesc. O local recebe, entre os dias 13 e 16, apresentações de teatro, dança e música. Itinerante, o Teatro Sesc segue para a Muribeca onde fica entre os dias 19 e 21, com uma programação renovada.
No Sesc Piedade, o Polo Circo traz o grupo Teatro Vento forte, de São Paulo (SP), com os espetáculos infantojuvenis "As 4 chaves", no dia 14, e "História de lenços e ventos", no dia 15, ambos às 15h. O grupo, que existe há quase 40 anos, nasceu no Rio de Janeiro durante a ditadura militar e sempre falou para crianças. Ganhou mais de 100 prêmios pelo ineditismo do uso de bonecos, das metáforas e por falar de fome, indiferença e egoísmo para o público infantil. Além dos dois espetáculos, o grupo ainda ministra a oficina Arcaica no dia 13.
O Espaço Criança Esperança, localizado no bairro do Socorro, o Parque Dona Lindú, escolas do município, o Metrô e áreas abertas também recebem atrações. Um Luau encerra a programação a Aldeia Yapoatan, no Sesc Piedade, no dia 22, a partir das 17h, com apresentação do Afoxé Oxum Pandá e da cantora Gerlane Lops.

SESC PIEDADE
POLO CIRCO
DATA
AÇÃO
HORÁRIO
17/09
As Roupas do Rei
(Grupo Galpão das Artes)
15h

Cine Galpão na Rua promove sessões nos bairros de Limoeiro levando também teatro, música e poesia

Diante desta carência, surgiu o projeto Cine Galpão na Rua e Cultura Popular, que leva sessões de audiovisual e apresentações de cultura popular para diversos bairros da cidade, com população aproximada de 55 mil habitantes. O projeto considera que “o cinema é um meio de comunicação social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias”.  Depois de Serra da Braúna ,  Coqueiros, João Ernesto e bairro São Jorge agora é a vez dos bairros Nossa Senhora de Fátima e CONGAL receberem a tela do Cine Galpão neste sábado (14/09) e domingo (15 de setembro). A programação conta com filmes nacionais, seguidas de apresentações de cultura popular. As exibições acontecem sempre, às 19h, ao ar livre, com acesso gratuito. O projeto é realizado pelo Centro de Criação Galpão das Artes/ Pontinho de Cultura, com incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco.As exibições são executadas em DVD com projetor de alta definição e telão, de propriedade do Centro de Criação Galpão. Os filmes são selecionados para gerar interesse em pessoas de diversas faixas etárias, da criança ao idoso, que podem contextualizar os filmes com suas vidas, seus sonhos e suas possibilidades. Após os filmes, artistas e grupos de cultura popular do Agreste se apresentam, finalizando a programação.  De acordo com o produtor do evento Fábio André, a interação entre as linguagens – audiovisual e cultura popular - amplia o alcance sócio-cultural da intervenção. Por isso, o projeto foi pensado prioritariamente para bairros onde há vulnerabilidade social, com objetivo de oportunizar o aproveitamento do espaço público como local de vivências coletivas e de promoção da auto-estima das comunidades. A intervenção cineclubista itinerante ainda passará até 30 de setembro pelos bairros Cohab Nova, Alto de São Sebastião, Centro da cidade/ Praça da Bandeira, Loteamento Santana,  Rua  da Barriguda e Loteamento Morada Nova.



PROGRAMAÇÃO :

DIA  14 DE SETEMBRO – SÁBADO ÀS 19 HORAS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: Exibição dos filmes – VIDA MARIA e CLANDESTINA FELICIDADE e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.

FILME : VIDA MARIA
Gênero: Animação Diretor: Márcio Ramos Duração: 9 min     Ano: 2006     Formato: 35mm País: Brasil     Local de Produção: CE Cor: Colorido Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. "VIDA MARIA" é um projeto premiado no "3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO", realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

FILME : A CANGA
Gênero: Ficção Diretor: Marcus Vilar Elenco: Everaldo Pontes, W. J. Solha, Zezita Matos Duração: 12 min     Ano: 2001     Formato: 35mm País: Brasil     Local de Produção: Cor: Colorido Sinopse: No meio de uma lavoura seca, Ascenço Teixeira obriga a mulher, os filhos e a nora a colocar nos ombros uma canga de boi para trabalhar. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage. Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada.

ESPETÁCULO: MANÉ GOSTOSO

Baseada na obra da escritora Elita Ferreira, da Editora Bagaço, a encenação conta com direção de Charlon Cabral e atuação de Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e do próprio Charlon Cabral. A história gira em torno de um dono de circo chamado seu Neco que, ao lado de sua esposa dona Lucrécia, promovia a alegria da criançada daquele lugar.A maior atração do circo era o Mané Gostoso que encantava mais que os palhaços do circo. Certa vez, um homem de aparência bizonha e bizarra rouba o Mané Gostoso. Seu Neco vai até a delegacia chorando de tanto desgosto pelo súbito desaparecimento. As crianças também tomam conhecimento e juntam-se ao delegado na busca do brinquedo.

DIA 15 DE SETEMBRO – DOMINGO ÀS 19 HORAS NO BAIRRO  DA CONGAL : Exibição dos filmes – VIDA MARIA  e  CLANDESTINA FELICIDADE e logo após apresentação do espetáculo  musical UM VERSO, UMA POESIA, com participação de Mano de Baé e Angélica Vidal ,concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação  em tela.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Funarte promove oficinão "Teatro e Seus Viés" na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco. Inscrições são gratuitas e já estão abertas. Artistas de diversos municípios próximos devem se inscrever.


Já estão abertas as inscrições para o oficinão “Teatro e Seus Viés”, que a Funarte vai promover gratuitamente na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco, distante 77 km do Recife, como capitação para as artes cênicas. As aulas acontecerão dias 21, 22, 28 e 29 de setembro (sábados e domingos), das 14 às 19h, na Escola Municipal João Heráclio Duarte (Av. Severino Pinheiro, s/n, Centro), contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, FACAL e Colégio Pentágono. À frente do oficinão, o ator, jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz, em parceria com o professor de teatro, ator e diretor Wellington Júnior. As aulas são abertas a qualquer interessado maior de 18 anos, inclusive das cidades próximas, sejam estudantes, atores, diretores, dramaturgos, produtores, pesquisadores, historiadores, gestores culturais e curiosos sobre o universo teatral. Até 30 participantes serão selecionados. Basta mandar breve currículo, cidade de origem e contatos para o e-mail teatroeseusvies@gmail.com.

As aulas vão abordar o momento atual do teatro em Pernambuco, com dados sobre o seu passado também, mas focando na produção mais recente, os projetos de circulação, editais para financiamento, festivais, casas de espetáculos, formação possível, diálogo com a crítica, espetáculos de maior ou menor destaque, e até as polêmicas que rondam o mercado teatral no Estado, dando um panorama bem atualizado deste segmento. Serão informações teóricas, junto à projeção de imagens, apresentação de vídeos e fotos raras sobre o passado e o presente da cena teatral pernambucana, além de atividades práticas para o ator com promoção de jogos teatrais de improvisação a partir do método Michael Chekhov. Para receber este projeto da Funarte, a cidade de Limoeiro foi escolhida pela intensa produção de teatro no interior pernambucano, e por ser um pólo de cultura próximo a diversos outros municípios. A coordenação local é do diretor teatral e produtor Fábio André. Maiores informações: (81) 3222 0025 / 9292 1316.

O pernambucano Leidson Ferraz é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, assessor de comunicação, pesquisador do teatro e ator profissional. É organizador e editor da coleção de livros Memórias da Cena Pernambucana, registro da trajetória de 39 conjuntos teatrais do estado desde a década de 1940 e, em 2012, integrou a comissão de avaliação do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro. Escreve matérias para a Revista Continente, entre outras publicações. É professor de História do Teatro Pernambuco no Curso Regular de Teatro do SESC Piedade. Atualmente finaliza duas pesquisas Teatro Para Crianças no Recife: 60 Anos de História no Século XX e Um Teatro Quase Esquecido – Painel das Décadas de 1930 e 1940 no Recife, ambas com incentivo do Funcultura. Em teatro, escreveu o musical Alheio, encenado em 2000 sob sua direção em parceria com Claudio Lira e atualmente está atuando na peça Olivier e Lili: Uma História de Amor em 900 Frases, do grupo Teatro de Fronteira. Desde 2003 é assessor de comunicação do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, entre diversos outros eventos e espetáculos.
Para entrevista: Leidson Ferraz (81) 3222 0025 / 9292 1316. No anexo, foto de Leidson Ferraz. Crédito: Luiz Filho.

Projeto Escolas Em Movimento Sustentável é lançado em João Alfredo com parceria entre Colégio Pentágono e Centro de Criação Galpão das Artes



 “ É preciso que a sociedade amplie sua consciência quanto à importância destes ambientes  para que perceba a relação danosa que vem construindo, e que a partir de um estudo com maior clareza por meio de uma visão sistêmica dos processos naturais, sociais e econômicos, possa estabelecer novos paradigmas que garantam a sustentabilidade da vida. “ Com esta fala a pedagoga e consultora Rosejara Ramos do projeto Escolas Em Movimento Sustentável abriu a oficina de trabalho na tarde do dia 28 de agosto, última quarta-feira, em João Alfredo, município do agreste setentrional de Pernambuco, nas dependências da Escola de Referência Em Ensino Médio Professora Jarina Maia. Na oportunidade, professores, estudantes ,  representantes de ONGs e do governo municipal participaram ativamente da oficina de metodologia voltada para educação ambiental.
Nesse sentido, a experiência exitosa  vivenciada pelo projeto Tecnoquest aplicado na Escola Pentágono no Município de Limoeiro/PE foi apresentada aos presentes, bem como a experiência da metodologia aplicada no projeto CEAV – Centro de Educação Ambiental Vivenciada, demonstrou que a implantação do projeto Escolas Em Movimentos Sustentáveis configura as condições necessárias para aplicação da gestão da Política Nacional de Educação Ambiental, atendendo ainda Lei Federal 9.795 de 27 de abril de 1999,  fortalecendo os processos existentes nessa direção na sociedade brasileira.
O projeto Escolas Em Movimento Sustentável objetiva qualificar professores e técnicos, distribuídos entre escolas dos municípios do agreste setentrional de Pernambuco, técnicos da Gerências Regionais do Vale do Capibaribe, técnicos das Secretarias Municipais de Educação dos municípios, enfocando a disseminação do Projeto Escolas em Movimento Sustentável (contemplando as estratégias utilizadas no TecnoQuest e no CEAV), como plano piloto nas Escolas de Referência de Tempo Integral, contemplando a formação interdimensional (aprender a aprender,aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer), o protagonismo juvenil e o projeto de empreendedorismo que formam a base do ensino ministrado nas mesmas.
A iniciativa recebe o incentivo da SEMAS – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e tem como proponente o Centro de Criação Galpão das Artes, que estabeleceu parceria com o Colégio Pentágono e se estenderá até o próximo ano. A próxima cidade que o projeto chegará  será Cumaru.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

QUARTA SESSÃO DO CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR


LOCAL : Bairro João
Jorge
DIA: 01/08/2013 -Domingo
HORÁRIO: 19:30 H
Observação importante : Praticamente está foi a primeira sessão que conseguimos realizar plenamente no meio da rua sem os impedimentos das condições climáticas, leia-se sem chuva.
PROGRAMAÇÃO :
Exibição dos filmes – VIDA MARIA e A CANGA e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.
CURADOR DO PROJETO: Tarcísio Queiroz
MEDIADOR: Jadenilson Gomes
TÉCNICO: Charlon Cabral
PRODUÇÃO GERAL: Fábio André
Montagem de equipamento : Jaime Salvador, Rony e César Augusto
REGISTRO FOTOGRÁFICO: João Carlos
PÚBLICO PRESENTE: 87 espectadores

terça-feira, 3 de setembro de 2013

TERCEIRA SESSÃO DO CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR


LOCAL : Bairro João Ernesto
DIA: 31/08/2013 - Sábado
HORÁRIO: 19:30 H
JUSTIFICATIVA: Por motivo de chuva a terceira sessão aconteceu internamente no Auditório da Associação do Bairro João Ernesto
PROGRAMAÇÃO :
Exibição dos filmes – VIDA MARIA e A CANGA e logo após apresentação do espetáculo MANÉ GOSTOSO, concluindo com uma roda de diálogo debatendo a programação.
CURADOR DO PROJETO: Tarcísio Queiroz
MEDIADOR: Jadenilson Gomes
TÉCNICO: Charlon Cabral
PRODUÇÃO GERAL: Fábio André
Montagem de equipamento : Jaime Salvador, Rony e César Augusto
REGISTRO FOTOGRÁFICO: Hélder Santana